
Penalti não é coisa que se perca
A distância entre a marca do pênalti e a linha do gol é de 11 metros. Se o atleta aplicar na bola um chute razoavelmente forte, poderá imprimir na mesma uma velocidade escalar média em torno de 80 km/h. Se chutar a bola no canto do goleiro, ela deverá percorrer 11,59 metros para entrar no gol. Nesse caso, a bola levará 0,52 segundos para ultrapassar a linha do gol.
O tempo de reação
As pessoas normais levam em torno de 0,6 segundos para reagir a um estímulo visual. Por exemplo, quando alguém está dirigindo em uma rodovia e percebe o sinal do semáforo adiante ficar no vermelho, esse é o tempo que se leva para efetivamente colocar o pé no freio do automóvel e iniciar o processo de frenagem. Claro que, com treinamento específico, é possível conseguir reagir em menor tempo, como ocorre com alguns atletas.
No caso da cobrança da penalidade, se no mesmo instante em que o goleiro percebeu em qual canto o batedor chutou ele se atirar na bola (o que é impossível, pois sempre haverá um intervalo de tempo para essa reação),deverá mover sua mão com velocidade de módulo no mínimo igual a 18,0 km/h, para atingir a mesma e defender a pênalti. Na prática isso é impossível, pois o goleiro não conseguirá reagir tão rapidamente e, tampouco, mover sua mão com tal velocidade.
Conclusão: analisando as leis e os conceitos da Física, é impossível um batedor competente perder um pênalti. Competente, eu disse.
Por isso que eles escolhem o canto e pulam antes de esperar o reflexo…
Dai vira sorte, loteria… Chama o presidente do clube pra bater!
Claro! Palermo e Elano n sabem fisica.