
O Mar é verde ou azul?
No mundo inteiro, creio, não existe paisagem mais bonita que a visão da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, do alto do chamado Morro das Sete Voltas (Morro da Lagoa). O verde da mata, os contornos azulados da lagoa e do mar e as dunas da praia da Joaquina ao fundo são deslumbrantes! É que quando a radiação solar incide em nossa atmosfera (onde há predominância do gás nitrogênio), sofre dispersão (decomposição da luz em todas as cores que a constituem) com um maior espalhamento das radiações azul, anil e violeta. Por isso o céu terrestre é azulado.
Lembre-se de que, na Lua, como não existe atmosfera, o chamado céu lunar é escuro. Essas radiações, quando incidem na lâmina d’água da lagoa ou do mar são refletidas como em um espelho. Por isso, a luz que volta da água do mar é principalmente azul, dando-nos a impressão do mar ser dessa cor. Na realidade a água é transparente, essa é a cor do céu terrestre, que é refletido na superfície da água.
Quando essa luz incide na superfície da água, parte reflete, parte é absorvida e parte refrata, iluminando de tal forma que é possível que se veja a flora e fauna aquáticas.
Quanto maior a profundidade, mais radiação é absorvida pela água. Esse é o motivo pelo qual fotografias batidas a grande profundidade dão a impressão de que a água do mar é verde, pois essa cor é menos absorvida pela água do que o azul.
Porém, também podemos ver o mar esverdeado mesmo olhando de fora da água. Isso ocorre quando a água possui pouca profundidade e nela existe grande quantidade de planctons, que possuem a cor natural verde. Os planctons absorvem as demais cores, não absorvendo o verde, que é devolvido ao meio, dando a impressão do mar ser esverdeado.
Outro fato é que quando a luz incidente encontra muita poeira e vapor d’água em suspensão na atmosfera, parte dela é absorvida. Isso faz o céu terrestre e a luz refletida na água do mar ficarem em um tom de azul mais esbranquiçado ou acinzentado. É por isso que no outono, quando o clima é tradicionalmente mais seco (menos partículas de água em suspensão), o céu terrestre e a água do mar apresentam um tom de azul mais forte do que em outras épocas. É o mesmo motivo que justifica o fato de que, em grandes metrópoles, onde o grau de moléculas em suspensão na atmosfera (poluição) é muito grande, dificilmente o céu se apresenta em azul, tendo normalmente uma coloração acinzentada.
Serei sempre um aprendiz nessa disciplina…uma honra ter sido seu aluno e ser ser amigo! Agradeço por tudo e pela convivência que me inspira até hoje. Um forte abraço.